domingo, 28 de abril de 2013

RECEBER O ESPÍRITO SANTO




De acordo com a Doutrina Católica
se recebe o Espírito Santo
nos Sacramentos do Batismo e Confirmação.

Existem grupos Pentecostais que defendem a necessidade de uma “experiência de oração pentecostalna qual, segundo eles, se realiza “um batismo no Espírito Santo”, onde se “recebe o Espírito Santo" , tornando-se um "cristão renovado e repleto dos dons e carismas do Espírito Santo".

Este ensinamento está em evidente contradição com a Doutrina Católica que afirma que o cristão recebe o Espírito Santo através dos Sacramentos do Batismo e da Confirmação:

No Sacramento do Batismo acontece um “novo nascimento no Espirito Santo, pois o Batismo faz do batizado uma “criatura nova”, “templo do Espírito Santo”, dando-lhe “o poder de viver e agir sob a monção do Espírito Santo por seu dons” (cf. CIC 1262-1266).




Na Confirmação acontece uma “efusão especial do Espirito Santo, como foi outorgado outrora aos apóstolos no dia de Pentecostes”, o que produz o crescimento e aprofundamento da graça batismal: aumenta em nós os dons do Espirito Santo, dá-nos uma forca especial do Espirito Santo para difundir e defender a fé pela palavra e pela ação, como verdadeiras testemunhas de Cristo, para confessar com valentia o nome de Cristo e para nunca sentir vergonha em relação a cruz”. (cf. CIC – 1302-1304).





Portanto, basta receber os Sacramentos do Batismo e da Confirmação (Crisma) para que se receba verdadeiramente o Espírito Santo de Deus. Não há necessidade de se submeter a outros "ritos ou orações complementares aos Sacramentos do Batismo e da Confirmação" para que se receba o Espírito Santo.


O que muitos cristãos precisam é tomar consciência de sua vocação batismal e crismal e assim abrir-se a ação da graça e aos dons do Espírito Santo que já recebeu desde o seu Santo Batismo\Confirmação:





Lembra-te, portanto, de que recebeste o sinal espiritual, o Espírito de sabedoria e de
inteligência, o Espírito de conselho e força, o Espírito de conhecimento e de piedade, o
Espírito do santo temor, e conserva o que recebeste. Deus Pai te marcou com seu sinal,
Cristo Senhor te confirmou e colocou em teu coração o penhor do Espírito. (CIC - 1303).

Nenhum comentário:

Postar um comentário